top of page
Buscar

O Sistema Político do Japão

  • Foto do escritor: culturalizando
    culturalizando
  • 1 de mar. de 2015
  • 2 min de leitura

Japão, país de rica cultura, de culinária apreciada em quase todo o mundo e com uma das mais maiores expectativas de vida do mundo, um país com território praticamente igual ao Rio de Janeiro em extensão, de economia estabilizada onde não se sabe o que é inflação a décadas. Nunca se viu um país se recuperar de desastres gigantescos como Japão, praticamente autossuficiente e se reerguer, já superou inúmeros furacões, terremotos, erupções vulcânicas e até duas explosões nucleares, muito se deve ao povo japonês por sua rigorosa disciplina e invejável respeito ao próximo, mas mesmo assim não é só o povo que reergue o país de suas quedas no decorrer da sua existência, muito se deve também ao governo japonês, que não mede esforços para evitar que seja instaurada qualquer crise no país, governa-se para o povo, talvez muitos não saibam mas o sistema político japonês apesar de ser totalmente democrático ainda adota a pessoa de um Imperador, isso mesmo, a figura de um líder imperial ainda é existente no Japão, senão vejamos:


japa.png

Bandeira Imperial Japonesa


japa1.jpg

- Sistema Monárquico Japonês.

A figura do imperador no Japão está mais associada a cultura que a política, hoje em dia é o sistema democrático empregado na administração do país, não resta poderes para o imperador no tocante ao ato de governar, a constituição japonesa o imperador é tido como símbolo do Estado e da unidade do povo, portanto a sua permanência é mais cultural do que necessária.

A monarquia japonesa já vem existindo e se mantendo firme ao passar de muitos séculos, trata-se da monarquia mais antiga do mundo e de forma ininterrupta. O atual imperador é Akihito.

. É detentor do trono desde 1988, ele e sua esposa, a imperatriz Michiko tem três filhos, vivendo no Palácio Imperial localizado em Tóquio. E sua principal função como imperador é melhorar as relações internacionais, principalmente onde o Japão já se desentendeu, como Coréia e China.



- Sistema Democrático Japonês

O sistema democrático japonês não difere muito do nosso, que já estamos acostumados, todo cidadão japonês que seja maior de 18 anos tem autonomia para votar nas eleições e candidatar-se se assim desejar. Há seis grandes partidos políticos no Japão, o mais forte e que detêm a confiança do povo é o PARTIDO LIBERAL DEMOCRATA, que encontra-se no poder desde 1955.

Enquanto nós brasileiros temos o sistema tríplice de poder, onde temos o legislativo, o judiciário e o Executivo, no Japão temos apenas dois poderes. A legislatura japonesa é chama de Dieta, e dividia em duas Câmaras, a Câmara dos Deputados e a Câmara dos Conselheiros. As eleições para os deputados não diferem da nossa, pois é em cada região é eleito um representante daquele local, ou seja, as eleições são locais, já os membros da Câmara de Conselheiros, representa a nação como um todo. O Japão está dividido em 47 províncias. Cada uma delas elege seu próprio governo. Sob estas províncias, cada cidade, não importa seu porte, elege seu governo. Cada província e governo local é responsável pelos problemas a si direcionados.


japa2.jpg

Bandeira Japonesa. Também conhecida como Bandeira do Sol ou disco solar, por representar o sol em seu centro.

 
 
 

Comments


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2015 por Culturalizando.

Siga-nos:
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • c-youtube
bottom of page