Golden State Warriors, o time sensação da NBA
- culturalizando
- 28 de fev. de 2015
- 2 min de leitura
Por: Felipe Rico
A temporada regular da NBA trouxe duas inimaginaveis surpresas para os fãs de basquete. Na Conferência Leste a surpresa é para o Atlanta Hawks, atual líder. Mas a verdadeira sensação encontra-se na Conferência Oeste, tida como uma das fortes da NBA até hoje, o líder Golden State Warriors, com um cartel de 45 vitórias e 10 derrotas, uma das melhores médias de vitória da história.

O que mais chama atenção é a linha ofensiva da equipe, que é de encher os olhos e tem uma média aproximada de 110 pontos por partida. Ela é comandada por Stephen Curry, armador e candidato a MVP da temporada. Curry tem uma média de aproximada 23 pontos e 8 assistências por partida. Com ele em campo, os Warriors produzem 114 pontos a cada cem posse de bolas. Além disto ele tem uma das melhores produção de defesa entre os armadores, com média de 2.3 bolas roubadas por jogo.
Ao seu lado jogada o sensacional ala-amador Klay Thompson. A dupla é simplesmente um inferno para as defesas adversárias. Para se ter uma ideia, a dupla apresenta, de média para cada, 28 pontos contra as três melhores defesas da Conferência Oeste. Assista um pouco da impressionante movimentação da bola da linha ofensiva do Golden State:
https://www.youtube.com/watch?v=DEyULvNXBmo
Tudo isto só é possível pelo o ótimo equilibrio do sistema defensivo da equipe, setor que cedeu "apenas" 101 pontos em médias por cem posse de bolas. Um dos grandes fatores para o equilibrio defensivo é o ala-pivô Draymond Green, favorito ao prêmio de melhor jogador defensivo da temporada. Versátil, tem muita disciplina tática, tempo de bola e sabe marcar qualquer posição da quadra, como por exemplo as infiltrações do armador, cedendo apenas 0,39 pontos por jogada – bem melhor do que a média da liga, 0,63. O ala fica entre os primeiros na maioria das estatíscas defensivas, tendo com uma das principais a DWS, vitórias conseguidas através da defesa.
Outro bom nome do time é o ala Marresse Speights, candidato ao Melhor Sexto Homem da temporada. Ele dá qualidade aos arremessos e tem uma média aproximada de 24 pontos e 10 rebotes por 36 minutos e arremessando 50,8% nos arremessos de quadra.
Steve Kerr é o homem por trás do time sensação da temporada. Candidato a melhor técnico da Conferência Leste, Kerr teve treinadores celébres durante sua carreira de jogador e também foi um respeitável comentarista durante anos, e agora coloca em prática tudo o que aprendeu na teoria.
Se o resultado final da equipe será a glória, é impossível prever, mas o seu belo sistema ofensivo já começa a ter o seu destaque na história.
Comments